sound-icon sound-icon
Advogado José Vera Jardim

Licenciou-se em direito na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa em 1961.

Cumprido o serviço militar em Moçambique, regressou a Lisboa em 1966, tendo advogado inicialmente no escritório de JGoncalves Pereira e, posteriormente, no escritório de Santos Ferro e Osório de Castro.

Tinha, entretanto, regido a cadeira de Direito das Obrigações e Direito Comercial no atual Instituto Superior de Economia (então Iscef).

Em 1969, foi convidado para assistente na Faculdade de Direito de Lisboa, onde em dois períodos distintos foi encarregado da regência da cadeira de Direito Económico.

Advogado José Vera Jardim

Continuou a manter o seu escritório de advocacia, tendo, em 1970, fundado com outros colegas, uma sociedade de advogados, ainda na inexistência de lei sobre tal matéria. Sociedade que tinha como sua marca de identidade a igualdade entre todos os sócios.

Essa sociedade veio posteriormente a adotar a firma Jardim, Sampaio, Caldas e associados, depois da adesão de Jorge Sampaio e Júlio Castro Caldas, sociedade a que veio a juntar-se Manuel Magalhães e Silva. Esta sociedade, posteriormente sob a firma Jardim, Sampaio, Magalhães e Silva e associados,  existiu como tal até 2017.

José Verá Jardim tem-se ocupado, em especial, de matérias de Direito Comercial e Obrigações.

Foi candidato a Bastonário da sua Ordem e foi eleito, ainda antes do 25 de Abril, pelos seus pares, para representante na Assembleia Geral e fez parte da Organização do primeiro congresso dos advogados.

Advogou no Tribuna Europeu do Direitos Humanos e defendeu vários clientes no antigo Plenário de Lisboa.

José Verá Jardim domina a língua falada e escrita em Francês, Inglês e Alemão, tendo frequentado na Alemanha curso, com vista a provas de exame de Estado para obtenção do título de advogado na Alemanha, só não tendo efetuado o exame por ter sido convidado para exercício de funções políticas na área da Justiça, em 1995.

 

Línguas: Francês, Inglês e Alemão.

Principais áreas de atuação